Copyright 2019 - Equipe EESC USP Baja SAE | Todos os direitos reservados

Subsistemas da Equipe

Juridíco/Financeiro e Recursos Humanos

O subsistema Jurídico-Financeiro na Equipe EESC USP Baja SAE é responsável pelas ações e procedimentos administrativos e financeiros. A gerência é encarregada de analisar os gastos e entradas de recursos, cuida da revisão de contratos e notas fiscais, além de manter regularidade nas atividades jurídicas. O setor visa, assim, a sustentabilidade financeira a partir do planejamento e ações de caixa, contabilidade, crédito e cobrança.

Já a gerência de Recursos Humanos desempenha funções relacionadas aos membro da Equipe. Esse subsistema executa funções de recrutamento e seleção de candidatos, com a realização do Processo Seletivo. Além disso, o setor é responsável pelo desenvolvimento, avaliação de desempenho e desligamento dos atuais participantes e organização de eventos para a integração da Equipe.

Marketing

Essa área conta com dois cargos: Gerência de Marketing e Chefe de Divulgação. O Gerente de Marketing é responsável pelas relações da Equipe com diferentes parceiros a partir do contato direto, feedbacks, negociações com atuais patrocinadores, bem como elaboração de novas propostas de parceria. 
Enquanto o Chefe de Divulgação tem como maior objetivo planejar, junto ao time de Marketing, e desenvolver toda a atividade visual da Equipe, a partir de estratégias de divulgação do andamento dos projetos da equipe e administração das redes sociais.
Além disso, o subsistema é responsável pelo planejamento e criação de eventos realizados pela nossa Equipe, como o Baja Indoor e o Lançamento do carro.

Manufatura

Composto pelo cargo de Gerência de Manufatura e pelo Chefe de Fabricação este subsistema é responsável pela fabricação das peças do veículo, estando, assim, envolvido com todos os outros subsistemas do carro.
O Gerente de Manufatura ressalta que, por estar relacionado com o processo em si, o conhecimento de usinagem auxilia muito no projeto das peças, principalmente ao tentar tornar sua manufatura viável.
Fazer parte da manufatura faz com que você acompanhe todo o andamento do protótipo desde a ideia de novas peças ou mudança em outras, até sua concepção, a peça pronta. Ganhando, assim, uma noção de todos os subsistemas em conjunto.

Chassi

O subsistema de Chassi é responsável por desenhar, simular e fabricar todo chassi do protótipo, sempre trabalhando em conjunto com outras áreas, como a Chefia da Suspensão, Powertrain e Design, visando fazer um chassi leve, que atenda à todas as regras e garanta a segurança do piloto com o máximo de conforto possível.

Powertrain

Essa área é responsável por gerar e transmitir o máximo de potência para as rodas e constituído por 3 subsistemas diferentes: Motor, Transmissão e CVT.

A Chefia do Motor é encarregada de montar, dar manutenção e fazer testes no dinamômetro de bancada para encontrar o melhor setup para o motor. Já a Chefia de Transmissão projeta toda a caixa de transmissão secundária e os semi eixos. Por fim, o subsistema da CVT é responsável por escolher a CVT da Equipe e pelos testes de aceleração e velocidade com o intuito de encontrar o setup mais adequado para a CVT e para o Powertrain como um todo.

Suspensão e Direção

A Suspensão e Direção é responsável pela dinâmica lateral e vertical do carro. Isso inclui um bom desempenho na realização de curvas e a capacidade de vencer obstáculos além de garantir o conforto e a segurança do piloto. Para o projeto buscamos a geometrias de suspensão que melhor atende as características desejadas no comportamento dinâmico do veículo além do projeto e dimensionamento dos amortecedores e molas, buscando ressaltar essas características. O subsistema também é responsável por componentes estruturais do veículo, e para isso sempre buscamos projetar peças robustas porém sempre tentando reduzir a massa do subsistema, o que representa um grande desafio.

Freio

No subsistema Freio, nós trabalhamos com a dinâmica de frenagem do carro. Essa é uma parte fundamental, afinal garante a segurança do veículo e do piloto. Os nossos objetivos são o travamento das quatro rodas, segurança e conformidade com as normas específicas e, para isso, projetamos a maioria dos componentes e realizamos vários testes, garantindo um grande know-how para os membros da equipe. No dia a dia fazemos a manutenção do subsistema buscando que esse continue trabalhando conforme nossos objetivos.

Eletrônica

A Eletrônica da Equipe EESC USP Baja SAE tem como função dar apoio aos demais sistemas do carro, através do sensoriamento e aquisição de dados, levando em conta a robustez e funcionalidade do sistema. A equipe desenvolve o sistema eletrônico embarcado, desde a programação do microcontrolador até a manufatura de placas e montagem no protótipo, além de toda a rede elétrica.

Compósitos e Acabamento

As áreas de Compósitos e Acabamento, embora sejam dois subsistemas separados, na prática, trabalham lado a lado.
O subsistema de Compósitos é encarregado de confeccionar peças e componentes do carro com material composto (fibras e resina polimérica), com a finalidade de reduzir peso, mantendo a resistência mecânica exigida pelos mesmos. Além disso, o trabalho envolve desde o projeto das peças, construção dos moldes, laminação à vácuo e acabamento final, deixando, assim, o carro robusto e confiável.
Já as atividades ligadas ao Acabamento tem finalidade garantir e melhorar aspectos como conforto, segurança e, principalmente, a aparência final do carro. O subsistema é também responsável pelo cuidado de itens como proteções de tubo, extintores de segurança e material de piloto, assim como do layout das carenagens e acabamento final de peças do carro com a parte de pintura e eliminação de arestas cortantes. 

Please reload