Copyright 2019 - Equipe EESC USP Baja SAE | Todos os direitos reservados

O que é a SAE?

No início do século XX havia dezenas de fabricantes de automóveis nos Estados Unidos e muitas outras espalhadas por todo o mundo. Com o desejo de expandir este novo meio de transporte e obter uma maior força nas negociações, muitos desses fabricantes se uniram em associações. Não demorou muito e começaram a surgir problemas relacionados aos desenhos técnicos e à padronização de normas na engenharia, foi aí que diversos engenheiros expressaram a vontade de uma “livre troca de ideias”.

 

Com a evolução dessa padronização, em 1904 foi fundada a “Society of Automobile Engineers” em Nova York. Com Andrew L. Riker como o 1º presidente e Henry Ford como vice começo à busca de adesão de engenheiro com taxas anuais de 10 reais.

 

Ao longo dos anos, a SAE ia crescendo e sempre publicando artigo em jornais e revistas, gerando um grande acervo técnico. Em 1916 a SAE  já contava com 1800 membros e nesse ano foi decidido abranger também a tecnologia aeronáutica. Hoje, com mais de 100 anos, a SAE tem mais de 120 mil membros espalhadas em mais de 93 países.

 

Além de todo esse desenvolvimento profissional, após 1970 a SAE começou a incentivar os alunos à engenharia, ciência e matemática. Para isso ela propôs projetos desafiadores para estes estudantes, que consistem na criação, projeção, fabricação e gestão de um verdadeiro projeto de engenharia. Alguns exemplos desses projetos são: o SAE Mini Baja, Formula SAE e o SAE Aerodesign

ng Change Image.