Copyright 2019 - Equipe EESC USP Baja SAE | Todos os direitos reservados

Nacional 2014

Entre os dias 13 e 16 de março, foi realizada a 20ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobrás, em Piracibaba-SP. Como compromisso da nossa Equipe, nossa presença em mais uma competição nacional realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) foi confirmada e repleta de emoções!

Primeiro Dia


A equipe chegou no primeiro dia com entusiasmo acumulado de um ano de trabalho, com os carros em vias de passar pelo check de segurança. Essa prova possibilita que as equipes participem das provas dinâmicas do terceiro dia, correspondendo a 30% da pontuação total. Apesar de todo esforço envolvido, nos deparamos com contratempos no o transporte, o que provocou um atraso inesperado no cronograma, impossibilitando a realização da primeira prova.

Quarto Dia

 

Na pista o carro 13 se destaca comprovando a confiabilidade do nosso projeto: obstáculos severos, tais como morros de 1,5m de altura, são transpostos sem a menor dificuldade! Além disso, a SAE apresentou um obstáculo incomum nas corridas brasileiras, o Mudbog, que consiste em transpassar um grande rebaixo cheio de lama! As equipes de baja foram, então, desafiadas a testar seus carros quanto a resistência, tração e experiência do piloto em seu cerne! Nossos carros, no entanto, não apresentaram problemas quanto ao obstáculo introduzido, devido à experiência internacional adquirida pela Equipe ao longo dos anos.

Após três horas de corrida, restavam apenas 12 carros competindo. Dentre esse, encontrava-se o nosso que, sem medo de vencer, realizava ultrapassagens seguidas buscando chegar nas cinco primeiras posições.

Finalmente, após quatro horas desafiadoras, o carro 13 chega à linha de chegada com orgulho. Sua posição final é o 3º lugar!

Segundo Dia

 

 

Apesar da frustração de não poder participar integralmente da competição, nossa equipe não desanimou! Muito trabalho é realizado para aperfeiçoar o carro para o segundo dia. Nele, enfrentamos a apresentação de projetos, dividida entre os diversos subsistemas dos protótipos. Momentos antes da apresentação, a concentração ainda estava em conferir os detalhes para que nada passasse batido! Como resultados, atingimos notas acima da média, atingindo o oitavo lugar em Apresentação de Projeto.

 

 

 

Terceiro Dia

 

Com o reajuste do nosso cronograma de competição, o terceiro dia é dedicado aos checks de segurança estático e dinâmico. Foram avaliados componentes estruturais pré-determinados pela Regra, tal como dimensões gerais do chassi; além das provas de Motor, Frenagem e Conforto.

As duas primeiras provas citadas possibilitam que durante a prova de conforto um piloto da SAE avalie o protótipo em questão de acordo com as diretrizes de projeto apresentadas no dia anterior. Em um pequena pista, o comissário da SAE realiza manobras como frenagem completa e slalon para concluir sobre o compromisso admitido entre dinâmica e conforto do carro. Ambos os protótipos da nossa equipe foram altamente elogiados!

A Equipe EESC USP Baja SAE agradece imensamente pelo apoio e confiança depositados por todos envolvidos em mais um ano da nossa história!