Copyright 2019 - Equipe EESC USP Baja SAE | Todos os direitos reservados

Nacional 2019

  A 25ª edição da Competição Baja SAE- Brasil - Petrobras aconteceu entre os dias 20 e 24 de fevereiro de 2019, mais uma vez na FATEC, em São José dos Campos e contou com 87 equipes . Seguimos a mesma estratégia da última competição nacional e  focamos todos os esforços e recursos em um único carro e equipe, nos inscrevendo como EESC USP #8.

  Alguns meses antes da competição, ocorreu a entrega do Relatório de Projeto, prova que avalia documento escrito com as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento dos subsistemas do carro. Conquistamos o 9º lugar.​

3º dia 

  Voltado apenas para as Apresentações de projeto, neste dia os membros apresentaram para juízes todo processo de projeto, construção e validação do protótipo e da equipe, em que são avaliadas as áreas: Cálculo Estrutural, Suspensão e Direção, Design e Ergonomia, Elétrica, Vendas e Marketing, Freios, Gestão da Equipe e Powertrain.

  As 8 equipes melhores classificadas nesta prova têm o direito de participar das finais de projeto tendo mais tempo para apresentar o projeto e possivelmente ganhar pontuação extra.

   Finalizamos esta prova em 5º lugar no Geral, sendo importante destacar o bom desempenho da Eletrônica (2º lugar), Suspensão e Direção (3º lugar), Freio (4º lugar) e Cálculo Estrutural (6º lugar).

5º dia 

 No último dia ocorre a prova com maior possibilidade de pontuação, o Enduro de 4 horas.

  Entramos na prova em 1º lugar geral, mas uma vez que o carro não se apresentava nas melhores condições de funcionamento, devido à quebra no dia anterior, a estratégia a ser traçada era muito importante. 

   Rodamos as 4 horas de prova parando somente para reparo na fixação da bandeira de sinalização e para dois abastecimentos. Conseguimos, assim, finalizar o Enduro em primeiro lugar, com um total de 53 voltas.
   Com esses resultados, asseguramos o primeiro lugar na classificação Geral, abrindo uma diferença de quase 60 pontos para o segundo colocado. Conquistamos assim, o nosso oitavo Nacional e a vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial, que ocorrerá nos Estados Unidos, na cidade de Rochester-NY, em Junho desse ano. Obrigado a todos que nos apoiaram nesta conquista e nos vemos em Rochester!

 

1º e 2º dia

  Diferentemente de como aconteceu nas últimas competições, contamos com um dia a mais no calendário geral, destinado ao credenciamento das equipes e à montagem dos boxes. O segundo dia foi dedicado à Inspeção de Segurança Estática e Dinâmica, em que verifica-se se os veículos estão aptos a participar das Provas Dinâmicas. Neste dia também ocorre a prova de Avaliação Dinâmica em que são analisados: conforto, dinâmica do veículos, ergonomia, entre outros fatores.

  Na prova de conforto, alcançamos o 3º lugar e segundo juiz responsável: "O carro é de tirar o fôlego!" 

4º dia 

    Tínhamos preferência pela janela dos primeiros horários devido à classificação para as Finais de Projeto , assim, logo pela manhã realizamos as Provas Dinâmicas , composta pelas provas de Velocidade e Aceleração , Tração , Lama , Manobrabilidade e Suspensão . Logo em seguida participamos das Finais de Projeto , junto com as outra 7 equipes classificadas. Após quatro horas de feedback e discussão com os juízes participamos, finalmente, da Prova de 25 anos.

  • Dinâmica: 1º lugar

  • Aceleração: 14º lugar

  • Velocidade: 2º lugar

  • Tração: 26º lugar

  • Lama:  2º lugar

  • Manobrabilidade: 1º lugar

  • Suspensão: 3º lugar

  • Prova 25 anos: 5º lugar